
Você sabia que nós temos que realizar o teste de arraste no nosso garrafão de 20L? Aqui eu te conto melhor sobre esse teste que conforme a portaria N° 374 é obrigatório.
Mesmo se ele não estivesse na legislação, é uma questão de observar bem o seu processo. Ao lavar o garrafão com detergente e sanitizantes, não pode ter arraste desse produto químico até o envase, porque é possível que ocorra uma contaminação química. Por conta disso, o teste de arraste é muito importante no processo.
Mas como realizar esse teste de arraste?
1° – Passar por todas as etapas da lavadora, que seria: detergente, enxague do detergente, sanitizante e o último enxague água mineral;
2° – Feito isso, você vai ao fundo da lavadora e pegar o garrafão. No fundo desse garrafão ficam algumas gotículas de água, com isso basta colocá-las dentro de um Becker e logo em seguida usar a fenolftaleína para fazer a parte do alcalino e a ortotolidina para fazer a parte do cloro ou do ozônio.
Preste atenção
– Caso tenha ficado rosado, então preste atenção, pois está tendo arraste de detergente;
– Se ficou amarelado, está tendo arraste de cloro ou de ozônio
Em alguns casos, o pH já é alcalino, portanto ficaria rosado mesmo não tendo arraste, o que fazer nesses casos é usar o phmetro, ao medir você verá se está no pH da sua água ou elevado.
Então, é importante realizar esse teste todos os dias, de preferência a cada hora!
Fique sempre atento ao nosso blog, disponibilizamos conteúdos exclusivos para te ajudar no dia-a-dia fabril.