Ozion Blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é a Membrana Filtrante e como realizar essa técnica?

Primeiro precisamos entender que essa técnica de membrana filtrante está escrita no Standard Methods e é usada para separar as bactérias da amostra analisada. Sendo assim, basicamente consiste no uso de uma membrana porosa que geralmente são de 0,45 a 0,2 micras e atua como uma barreira, permitindo assim que apenas as bactérias fiquem na superfície da membrana filtrante. Consequentemente este é um método que produzirá resultados precisos e confiáveis numa análise microbiológica. 

É muito importante sabermos o que estamos fazendo dentro do laboratório, pois não pode haver dúvidas nas metodologias e análises. Portanto, siga este passo a passo de como realizar a técnica de membrana filtrante:
  1. Comece limpando a bancada com álcool 70% e organizando os materiais que serão utilizados. Logo, realize a limpeza do chão do seu laboratório, removendo todas as impurezas. Em seguida, coloque todo material que entrar em contato com a água que será analisada na autoclave;
  2. Retire a Placa de Petri da geladeira e identifique-a com a data e o local que está sendo realizada a análise;
  3. Comece a filtração homogeneizando a amostra, chacoalhando num ângulo de 45°graus por 25 vezes e reserve-a;
  4. Posicione o seu copo de filtração no manifold e ajuste a quantidade de volume que queira colocar;
  5. Com o auxílio de uma pinça, posicione a membrana filtrante no suporte de membrana e adicione a quantidade de água desejada para a filtração;
  6. Ligue a bomba de vácuo e espere a água filtrar completamente;
  7. Afinal, após a filtração completa da água, basta remover a membrana filtrante do copo de filtração, sempre com a ajuda de uma pinça, e a posicione na placa de Petri. Depois, leve a placa com a membrana para a sua Estufa.

Lembramos que você pode adquirir suas Placas de Petri com a Ozion:

Também é importante seguir as instruções fornecidas pelo fabricante da membrana filtrante específica que é usada, pois há diferença nos meios de cultura e sua metodologia.

Você também pode gostar de ler sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *