
Um Rinser é usado para sanitização de embalagens. É dessa máquina que vai sair água junto com o sanitizante para lavar as embalagens de bebidas em geral e remover a carga microbiológica.
Mas o sanitizante para o Rinser está na lei?
Na portaria 374 da DNPM de água mineral cita que ao usarmos um sanitizante que não deixa residual, então podemos descartar a possibilidade de um enxágue. E essa legislação também é possível aplicar em sucos ou águas de côco, por exemplo. Sendo assim, o único sanitizante que não deixa esses resíduos é o OZÔNIO!
Agora, ao optar por um sanitizante que deixa residual, como o ácido peracético, então é preciso realizar um enxágue com outro Rinser, ou seja, você vai utilizar dois Rinser no processo, gastando mais tempo e dinheiro. Assim, a partir do plano APPCC podemos ver que o Rinser é a ultima etapa para eliminar uma possível contaminação microbiológica dentro da garrafa… Se você não sabe sobre o plano APPCC, nós temos um curso de capacitação completo, onde ensinamos esse processo na sua indústria. Aproveita!
Segundo a página IFT (Institute of Food Technologists) “O ozônio é adequado para descontaminar produtos, equipamentos, superfícies de contato com alimentos e ambiente de processamento, não deixando resíduos”. Por isso, a Ozion indica esse sanitizante para ser utilizado no seu Rinser!
Além disso, com o ozônio existe a possibilidade de economizar dinheiro, porque diferente do produto químico, o gasto com o O3 é realizado apenas uma vez.
Agora eu deixo para você fazer a melhor escolha no seu dia a dia dentro da fábrica. Ah… Aproveite e envie-nos uma mensagem para tirar dúvidas ou adquirir produtos
Fique sempre atento ao nosso blog, disponibilizamos conteúdos exclusivos para o dia a dia fabril.
Você pode gostar de ler: